quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Mais faroeste no mercado dos quadrinhos


Eu admiro a luta. A guerra de guerrilha. Ir para o front e lutar, como bem diz o desenhista e publicitário, além de editor, Tony Fernandes. Acabei de receber várias revistas editadas pela SM Editora, do agitador cultural e roteirista de histórias em quadrinhos José Salles. Foi uma satisfação ter em mãos a revista O Bom & Velho Faroeste com a história O Passado Jamais Esquece, com texto e roteiro do próprio Salles e desenhos de Adauto Silva.

Um casamento perfeito entre a história e a ilustração. Um ex-assaltante e pistoleiro chega a Dreadhill, no Wyoming, com a primeira página apresentada de forma genial ao leitor. A partir daí desenvolve-se o roteiro com desenho impecável e planos no melhor estilo cinematográfico. Na página cinco, por exemplo, tem uma cena no terceiro quadro, quando o personagem central saca a arma, que o leitor consegue ver aquele movimento rápido de quem é bom no gatilho.

A página final, genial na caneta do excelente desenhista Adauto Silva. Puro The End de filme de cowboy dos bons. Claro que o enredo é típico das histórias do faroeste, com John McQuade tentanto colocar sua vida nos trilhos. Mas como sempre acontece os ex-companheiros de McQuade o encontram trabalhando no rancho de uma bela viúva. Daí em diante o herói é obrigado a relembrar o seu passado, e tem ajustar as contas com Frank Thorton. Vale acrescentar que John está enamorado da bela mulher. Imperdível.

7 comentários:

  1. Caramba!!!!!!!
    O problema é como colecionador de gibis de faroeste não posso ficar sem uma edição dessa, principalmente sendo do mestre Adaulto, mas a divulgação é quase nenhuma....onde comprar??????vai sair em bancas?????? em gibiterias??????
    Onde?
    fica difícil.

    ResponderExcluir
  2. tal como o AMoreira, o mesmo pergunto...
    não sou colecionador mas onde comprar? já procurei em algumas bancas e o jornaleiro afirmou não conhecer o produto...
    obrigado pela divulgação e vou continuar procurando...

    beijos em teu coração...

    ResponderExcluir
  3. Queridos amigos. O negócio é comprar por intermédio do e-mail smeditora@yahoo.com.br ou pelo site www.smeditora.uniblog.com.br
    Acontece que, conforme José Salles me revelou, ele não edita revistas pelo lucro, mas sim pelo prazer de editar. São publicações independentes. Mas a revista O Bom & Velho Faroeste é uma maravilha.

    ResponderExcluir
  4. Agradeço ao colega Wilde pelo entusiasmo com que recebeu nosso humilde opúsculo, pela generosa divulgação. E agradeço também pelo interesse dos colegas. Se os colegas acham difícil encontrar a revista, eu compreendo perfeitamente. Publicação independente sofre de algumas restrições que não ocorrem nas grandes republicadoras de importados, e a precariedade na distribuição é a nossa maior fragilidade. Só faço uma correção amigo Wilde, eu edito Quadrinhos com prazer mas também visando lucro, de modo que as edições possam se pagar, e pagar novas tiragens. Ainda não cheguamos nesse estágio, mas com a Graça de Deus, e muito trabalho, chegaremos lá. Por enquanto, só pelos correios mesmo, através do citado e-mail smeditora@yahoo.com.br; já o blog mudou de endereço: www.jupiter2hq.blogspot.com
    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  5. Já comprei...já li....e adorei!
    Me pergunto porque não saiu outras edições.
    O Mestre Adauto Silva esta magistral e o roteiro é sensacional.
    E o preço?????
    Uma bagatela..RR 5,00 entregue em casa.
    O mercado brasileiro é realmente incompreencível.
    Uma HQ de excelente qualidade não esta nas bancas;

    ResponderExcluir
  6. O Bom e Velho Faroeste, da Júpiter 2, eu não conhecia. Mas, pela capa do mestre Adalto, deve estar sensacional! Parabéns ao Salles, por mais este lançamento, e parabéns ao mano-véio Wilde pela excelente divulgação!
    Precisamos, sempre, promover esses valentes editores independentes!

    ResponderExcluir